Entenda a Recapagem de Pneus!
Quando temos um pneu gasto, é necessário trocá-lo. Apesar das pessoas pensarem que não precisa ser algo imediato, é o mais recomendado. Um pneu que esteja em ponto de qualidade, é segurança para você em qualquer lugar, seja na cidade ou na estrada. Logo, você tem duas opções quando os problemas começam a aparecer: comprar um novo ou recapar!
Um pneu novo é um investimento caro, infelizmente. Tanto que, o senso comum é comprar sempre um jogo inteiro, invés de comprar apenas um pneu individual, quando necessário. Já a recapagem tem suas vantagens, como a segurança e o preço. Afinal, a recapagem, quando feita por profissionais qualificados, éum processo tão seguro quanto a compra de um pneu novo e é economicamente mais viável!
Agora, você deve estar se perguntando: o que é recapagem? Como funciona?
A recapagem
Recapagem é o processo de substituir a banda de rodagem do pneu. Ou seja, removemos a parte que entra em contato com a superfície por uma nova! É um processo bem simples e existem dois métodos de aplicação: o processo frio e o quente.
Recapagem a Frio: A Recapagem ou reconstrução de pneus, consiste em aproveitar a carcaça desde que esteja em boas condições, dentro das especificações do INMETRO e assim, aplicando-lhe uma nova banda de rodagem, através do sistema de vulcanização a frio, onde utiliza-se uma autoclave com controles rígidos, de tempo do ciclo, pressão, e a temperatura, que gira em média de 110°, de forma que ganhe outra vida, gerando economia e preservando o meio ambiente.
Recapagem a Quente: Este tipo de processo foi o primeiro a surgir na reciclagem dos pneus e existe até hoje, principalmente na linha agricola, pois se utiliza borracha ainda crua, chamada de camelback, a temperatura é mais alta do que o sistema a frio, chega a 150° durante o ciclo, utilizando máquinas com matrizes onde o desenho da banda é moldado em pleno processo de produção, sua aplicação é perfeita, pois atende bem o mercado gerando economia.
Como fazemos a recapagem?
O processo é dividido em etapas. Primeiro, devemos avaliar o pneu e definir qual o processo mais apropriado para recuperá-lo. Após os testes e a remoção da parte desgastada e material danificado a mais, começamos a aplicar a nova banda de rodagem, conforme o processo definido.
Após, realizamos testes para averiguar se o pneu está nos conformes do controle de qualidade da Nego Pneus e, por fim, retornamos ao cliente!
Devemos ressaltar que as vantagens da recapagem fria são de maior valia que a quente, quando se trata de excelência e durabilidade. De qualquer forma, fale com a sua recapadora de pneus e defina qual a opção que o mais aguarda!
Quer realizar a sua recapagem com a Nego Pneus? Então entre em contato aqui. Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos diretos da gente! Para ficar por dentro das novidades da Nego Pneus, nos siga nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram!
Esperamos que você tenha aproveitado! Até a próxima!