Entrevista da Nego Pneus com Gilberto Henrique Chissini, especialista em Administração Financeira!
Consultor expert no assunto, Chissini, traz dicas financeiras para caminhoneiros e empresas da área de transporte!
Chissini é graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, e trabalha desde 2019 como consultor e conselheiro de diversas empresas renomadas de Caxias do Sul. Ele é consultor financeiro aqui da Nego, afirmando: “Sou parceiro da Nego Pneus desde novembro de 2020.”
Com vasta experiência na área, convidamos ele para compartilhar dicas financeiras com você, caminhoneiro e proprietário de transportadora, que nos acompanha! Aproveite:
5 dicas para caminhoneiros que trabalham de maneira autônoma
- Possuir controle que mostre mensalmente as RECEITAS - DESPESAS = RESULTADOS da sua atividade.
- Possuir uma separação dos números das atividades profissionais das atividades pessoais familiares.
- Possuir um controle rígido dos gastos com manutenções do veículo.
- Possuir um programa de renovação do veículo, ou seja, ir compondo uma reserva para eventual troca.
- Definir como premissa que a segurança da atividade passa por condições pessoais adequadas de saúde física e mental.
5 dicas para empresas de pequeno porte de transporte
- Possuir apoio bastante presente de um profissional da área contábil para acompanhamento dos resultados econômicos e financeiros e orientações quanto à área tributária.
- Possuir um controle rígido dos gastos com manutenção da frota.
- Possuir um programa de renovação da frota, pois há a necessidade de manter os custos dentro de níveis estáveis.
- Ter premissa de que a empresa precisa sempre crescer receitas, uma vez que, com isso, aumenta resultados em virtude da manutenção dos custos fixos por determinados intervalos.
- Possuir programa de acompanhamento da saúde dos funcionários, quer nos aspectos físicos quer mentais.
6 dicas para empresas de médio e grande porte de transporte
- Implantar o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.
- Ter controles gerenciais que deem condições de acompanhamento dos resultados econômicos e financeiros com a periodicidade menor possível.
- Possuir controle rígido dos gastos com manutenção da frota.
- Possuir programa de renovação de frota de acordo com os indicadores predefinidos.
- Ter como premissa que a empresa precisa crescer vendas, buscando, com isso, ter alavancagem operacional, ou seja, maiores receitas com manutenção dos custos fixos por determinados intervalos.
- Possuir programa de acompanhamento da saúde dos funcionários, física e mental.
Agradecemos ao Chissini pela sua valiosa colaboração. É sempre importante pensar em um planejamento e controle financeiro para prosperar no mundo dos negócios! Agradecemos também por atender a Nego Pneus com excelência.
Gostou dessa matéria? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos, estamos no Facebook e Instagram.