Práticas de ESG e o gerenciamento de pneus da sua frota
Produzir, produzir e produzir. Com os estoques cheios, precisamos escoar a produção, custe o que custar: queima indiscriminada de combustível fóssil, desperdício de matéria-prima e energia, jornadas de trabalho exaustivas.
Durante séculos, a economia mundial colocou de lados opostos a responsabilidade das empresas, sobretudo ambiental e social, e o progresso dos negócios. Eram conceitos que não compartilhavam uma mesma pauta: lucro versus preservação e sustentabilidade.
Nos últimos anos, contudo, estudos e pesquisas multidisciplinares apontam a convergência entre as boas práticas corporativas e o progresso econômico e social. A grave emergência climática, por exemplo, traz consequências sentidas já no presente: estiagens severas, alagamentos recorrentes, eventos naturais extremos e prejuízos bilionários têm castigado pessoas ao redor de todo o mundo. Uma responsabilidade coletiva de governos, empresas e sociedade civil.
Neste conteúdo, relacionamos as práticas de ESG com o gerenciamento e recapagem de pneus. Abordamos o conceito por trás da sigla e como um bom gerenciamento de pneus pode levar o seu negócio mais longe.
ESG: o que é?
Utilizado pela primeira vez num relatório de 2004 da Organização das Nações Unidas (ONU), o termo vem do inglês “Environmental, Social and Governance” —Ambiental, Social e Governança.
De maneira geral, ESG reflete o conjunto de práticas corporativas que buscam minimizar os impactos ao meio ambiente, construir um mundo mais justo e manter os melhores e mais transparentes processos administrativos.
Benefícios para os negócios:
• Vantagem competitiva
• Atração de investidores
• Redução de riscos jurídicos, trabalhistas e fraudes
• Menores custos operacionais
• Ganho de produtividade e eficiência
• Fidelização de clientes
• Altos índices de satisfação (público interno e externo)
ESG e o gerenciamento de pneus na prática
Para além do significado financeiro, os pneus representam entre 10% e 20% das despesas operacionais de uma frota, as boas práticas em seu gerenciamento também colaboram para negócios mais sustentáveis e responsáveis. Vejamos em detalhe:
• Ambiental
A recapagem reduz a necessidade de produzir novos itens, uma vez que trocamos apenas a banda de rodagem. É menos material, menos energia gasta na produção e menos detritos acumulados no meio ambiente. Quando você não dá bola e deixa a manutenção preventiva ou corretiva para depois, aumentam as avarias e diminuem as chances de uma recapagem segura e bem-sucedida.
• Social
As empresas de recapagem geram milhares de empregos diretos e indiretos em todo o Brasil. Além disso, por ser uma alternativa mais acessível, o investimento em pneus recapados permite a transferência dessa economia para outras áreas, como expansão dos negócios, melhorias na infraestrutura, reajustes salariais e aporte financeiros em projetos sociais da região. A recapagem, ainda, garante altos índices de desempenho e segurança, o que reduz a ocorrência de acidentes nas estradas.
• Governança
Nós, da Nego Pneus, oferecemos recapagem certificada Inmetro e garantimos que padrões rigorosos de qualidade e segurança sejam atendidos na íntegra. Segundo Renata Lessa, nossa engenheira ambiental, “A Nego Pneus possui todas as documentações necessárias referentes ao meio ambiente: Licença de Operação SEMMA, IBAMA, Sistema de Gestão Ambiental (SGA), Cadastro Florestal – SEAPI, Cadastro Sistema de MTR Online e um Responsável Técnico.”.
Facilite ainda mais a sua rotina com a assistência Roda Mais, nosso programa de gerenciamento de pneus. Vamos até você, analisamos individualmente os pneus, detectamos as condições de uso e indicamos o melhor investimento. Um diagnóstico completo e alinhado ao modelo de negócio e às demandas de rodagem da sua frota.
As práticas de ESG têm sido adotadas pelas mais diversas empresas e nos mais diversos segmentos da economia. Nesse contexto, é fundamental contar com o suporte de um parceiro como a Nego Pneus, com mais de quatro décadas de experiência em responsabilidade ambiental, social e governamental.
Nos vemos em breve, boa viagem!
Para mais conteúdos como este, acompanhe nosso blog e siga a Nego também nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.